Como nasceu o
el Pibe

A Empanaderia El Pibe… fomos a primeira casa de empanadas, que se assumiu como espaço de restauração. Existe quem produza, venda e tenha empanadas nos seus restaurantes e até já não somos os únicos com esta alma gastronómica dedicada, mas para além dos nossos recheios serem únicos e variados, a verdade é que não há amor como o primeiro. E esta nossa história é mesmo uma história de amor, pelos sabores da América do Sul.

Tudo começou com uma viagem de 3 amigos que visitaram diversos países da América do Sul (Mochilão) há cerca de 10 anos atrás e se apaixonaram pelos sabores, cultura e simplicidade de arquitectura e decoração das inúmeras “tascas” cheias de receitas únicas. No regresso dessa viagem não passou muito tempo até perceberem que não era uma opção terem de viajar cada vez que quisessem recordar esses momentos e sabores, portanto era preciso trazer tudo isso até Lisboa.

Esses amigos somos nós e assim nasceu o El Pibe, que celebra em Portugal a cultura e cozinha latino-americana.

Com base nas receitas que conseguimos de uma avó que conhecemos na nossa aventura sul-americana, trouxemos as quatro empanadas clássicas com receitas tradicionais e a partir desta base criámos novas empanadas, denominadas «Nuestras», adaptações que contam com influência da cozinha tradicional portuguesa, mas também oriental e italiana.

Na verdade, tudo começou por ser pensado num conceito de street food, mas a vontade de mostrar a Lisboa e aos nossos amigos as empanadas, fez com que abríssemos a nossa primeira casa em Santos. Foi a prova de que não eramos só nós, estes paladares eram mesmo únicos, pois a afluência rapidamente nos fez optar por um espaço maior e assim surgiu o El Pibe Original, na Travessa de Santa Marta. Com uma decoração modesta, para honrar as "tascas" sul-americanas, nomeadamente mesas de madeira castanha, bancos de madeira coloridos e quadros por toda a parede, ora de paisagens, ora de cidades, ora de personalidades, estando o grande Maradona (El Pibe) em destaque, aqui vive a nossa alma.

E como tudo vale a pena se a alma não é pequena, o El Pibe já chega a mais pessoas, com o novo espaço El Pibe Saldanha. É para ficar por ai? Não! Queremos chegar a todo o país e espalhar esta nossa paixão.

Fica o convite para vir conhecer!!